The Blog Directory Blog Directory Free Blog Directory Blog Listings Barreiro Overnight: Spaghetti alla Puttanesca

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Spaghetti alla Puttanesca

Já ouviram falar em comida de putas? Chama-se assim por ser uma comida barata e fácil de preparar, que as prostitutas podiam cozinhar e comer rapidamente, entre dois clientes. Hoje em dia deve ser mais fácil ir ao McDonald's ou a outra bodega do género. Isto para as que comem, as outras preferem doses de produtos diferentes. A latinha das salsichas, o ovo estrelado e a batatinha frita são os ingredientes do prato a que costumo chamar "comida de putas". Para os mais pequenos, que normalmente são grandes apreciadores, deve chamar-se "comida de pi", o pi substitui a palavra puta e a coisa disfarça. Lembram-se quando o João Pinto dava entrevistas a seguir aos jogos e entre cada duas ou três palavras havia sempre uns quantos "piiii"? Era um festival de apito que nunca mais acabava. Bons tempos!...

Esta receita de "esparguete à moda das putas", originária de Nápoles, na Campania, província do sul de Itália, é um pouco mais sofisticada mas obedece aos mesmo requisitos de rapidez e economia. São diversas as histórias acerca da origem do nome do prato. Uma delas conta que uma esposa adúltera passava as tardes a trair o marido e chegava sempre tarde a casa para lhe preparar o jantar no regresso do trabalho. A leviana e não menos engenhosa senhora resolveu o assunto inventando esta receita fácil e rápida de aprontar. A ser verdade que a donzela dava muito uso ao corpo, pelo menos uma vez terá usado, e bem, a cabecinha.

Uma outra diz que este era o prato mais apreciado pelas "meninas", graças à sua facilidade de confecção, rapidez e economia. Sempre dava para comer qualquer coisita, sem deixar desguarnecido por muito tempo o posto de trabalho nem dar arrombo demasiado nas pobres carteiras das prostitutas - naquela altura as crises eram outras, mas acredito que as senhoras trabalhavam muito mais e ganhavam muito menos que hoje.

A versão mais popular, verdadeira lenda, é aquela que fala do dia que, em plena Segunda Guerra Mundial, um enorme navio, repleto de marinheiros famintos e que há vários meses não punham os pés em terra, atraca no porto de Nápoles, cidade portuária do Mediterrâneo povoada por inúmeros bordéis. Foi a cozinheira de um deles, dirigido pela matrona Yvette la Francese, que teve a grande idéia: confeccionar uma comida saborosa e muito aromática, à qual atribuía propriedades afrodisíacas, barata e fácil de preparar, e servi-la no próprio bordel para atrair mais clientes, que assim podiam satisfazer num só local as necessidades de maior urgência. Parece que a união do bordel com a casa-de-pasto foi um enorme sucesso e a receita permanece para a recordar. Se a tal Yvette não deu um bom aumento à cozinheira então não era só puta; era também filha-da-puta...


Spaguetti alla Puttanesca
(receita para 2 pessoas)

Comece por cozer 200/250 gr de esparguete (se preferir pode usar macarrão) em água fervente temperada com sal.
Enquanto isso, num tacho, aqueça cerca de 2,5 dl de azeite onde vai alourar uma cebola média e dois dentes de alho, tudo bem picadinho.
Junte 6 filetes de anchova em conserva (actualmente não são fáceis de encontrar mas há bastantes anos encontravam-se por todo o lado e eram bastante baratos), préviamente cortados em pedaços pequenos e vá mexendo com uma colher de pau até que se desmanchem.
Acrescente uma boa mão-cheia de azeitonas sem caroço cortadas em tiras e duas colheres de sopa de alcaparras (hoje também só se encontram em conserva, penso eu, mas antigamente cresciam em qualquer lado).
Pique grosseiramente cerca de 400 gr de tomate pelado, 2 latas pequenas mais ou menos (a receita original era confeccionada com tomate maduro a que se retiravam as grainhas e a pele), e junte ao preparado. Adicione parte do líquido restante nas latas e deixe a cozinhar uns minutos em lume baixo.
Tempere com pimenta preta ou mistura de pimentas a gosto e prove. Normalmente não será necessário corrigir o sal, já que as anchovas, as azeitonas e as alcaparras são suficientemente salgadas para dar sabor ao molho. Se os comensais forem adeptos de comida mais condimentada e picante, pode acrescentar uma malagueta pequena à receita.
Escorra a massa já cozida "al dente" e junte-a ao preparado. Acrescente salsa picada e mexa tudo delicadamente até que o molho envolva completamente a massa.
Já no prato, coloque algumas folhas de manjericão por cima do cozinhado. Pode também adicionar filetes de anchova inteiros para intensificar o sabor do prato. Polvilhe com orégãos secos.
Os especialistas recomendam que as massas sejam acompanhadas por vinhos brancos secos ou adamados ou ainda por tintos ligeiros. Prefiro um tinto alentejano bem encorpado ou uma cervejola a estalar de gelada. Este post está a deixar-me com água na boca e sede ao mesmo tempo...

Se servir esta refeição ou transmitir a receita a outras pessoas, nunca diga que o verdadeiro "esparguete à moda das putas" é o da sua mãe, esposa, namorada, sogra ou irmã, mesmo que seja verdade. Tal pode levar a que alguém menos bem intencionado tire conclusões erradas acerca da cozinheira... -Ui! A tua namorada tem cá um jeito pra fazer esparguete à moda das putas... Parece que nasceu pr'áquilo!




Sem comentários: